quinta-feira, 10 de maio de 2012

Palestrantes




Mara Christina Vilas Boas

Possui graduação em Secretariado Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989), graduação em Letras Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Especialista em Didática do Ensino Superior (PUCPR) e Desenvolvimento Pessoal e Familiar pela Universidad de La Sabana (2006), e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999). Em 2002, foi selecionada como representante nacional para entrevista na Rede Globo de Televisão, Programa Jô Soares (30/09/2002), entre outras premiações recebidas como profissional destaque em sua área de atuação. Já atuou como professora do Ensino a Distância em Curso Técnico em Secretariado pelo CBED, empresa do grupo UNINTER. Coordenadora e professora do Curso Superior em Tecnologia em Secretariado a Distância (FATEC internacional), e do Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue (FACINTER) até junho de 2010, ambos do Grupo UNINTER, tendo sido adjunto, nível 1, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná até final de 2006. Foi professora concursada da SEED PR, tendo atuado por 2 anos no Ensino Médio do Curso Técnico em Secretariado, e 1 ano no setor de Infra-Estrutura. Tem amplo conhecimento em PPCs na área do Secretariado, tendo atuado como avaliadora ad hoc pelo MEC/SESu, experiência como docente, e na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: secretariado executivo, qualidade, profissionalização, prática pedagógica, e ensino superior. Participa de Grupo de Pesquisa sobre Teoria das Representações Sociais, iniciando estudos das representações do profissional de Secretariado no e do mundo corporativo. Atualmente é professora concursada do IFPR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, e parecerista das Revista Expectativa da Unioeste e on line Gestão e Secretariado, do SINSESP.



Marlene Tamanini
Possui graduação em ciências sociais e políticas pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (1992), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Integrou o Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva no Pragrama em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ/ Fiocruz/ Unicamp/ UFBa (1998/1999), doutorado em Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (DICH) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado sanduíche no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS/França em 2003). Foi professora da UNISUL, Florianópolis/Pedra Branca/Tubarão/SC no período de 1998 a 2004. Foi docente no curso de formação de professores em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina na modalidade de ensino a distância no segundo semestre de 2009. Tem experiência de ensino na área de sociologia e metodologia da pesquisa no curso de graduação em ciências sociais e na pós graduação de sociologia da Universidade Federal do Paraná. Ministrou e ministra outras disciplinas com ênfase em Gênero e Trabalho, sexualidade, reprodução e família, atuando principalmente nos seguintes eixos: Produções tecnológicas e biomédicas em laboratório e seus efeitos produtivos e prescritivos nas práticas sociais, nos modelos tecno - científicos e jurídicos, referidos a embriões, filiação, maternidade, paternidade e família; Reprodução, conjugalidade, amor, sexualidade. Trabalho, gênero, ciência, e trajetórias acadêmicas profissionais. Riscos tecnológicos, saúde, direitos sexuais e reprodutivos, bioética referida a medicina reprodutiva; cultura e diversidade. Pos doutorado em março de 2010 a fevereiro de 2011, junto a Universidade de Barcelona Espanha, com bolsa aprovada pela CAPES



Roberto Favretto
 É analista sênior da Rocha Terminais e Operadores Portuários S.A. Com vasta experiência nesse segmento, atuou nas seguintes empresas: Damko - MAERSK - APM Global Logistics Brasil Ltda., MR2 Armazenagem e Logística, Stockage Armazenagem e Distribuição Ltda., Wilson, Sons Logística Ltda., ALL América Latina Logística S.A., Ouro Verde Transporte e Locação Ltda.



Maria Claudia Lara da Costa
 Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (2002), graduação (parcial) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, é especializada em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Assessora de Comunicação e Imprensa na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), docente nos cursos nas Faculdades Opet (Curitiba-PR) e Coordenadora do MBA em Webmarketing e Mídias Interativas na mesma instituição. Tem experiência na área de Planejamento de Comunicação, Comunicação Integrada, Tecnologias da Comunicação, Relações Públicas, Eventos e Pesquisa.



Willian Mac-Cormick
 Psicólogo de orientação psicanalítica, diretor da Mac-Cormick & Sommer Institute (Psicanálise e Gestão) e presidente do Comitê de Gestão de Pessoas da Amcham Curitiba.



Maristela Lima
Participante ativa da Rede CNVBrasil, coopera na facilitação de vivências sobre a Comunicação Não-violenta. Participou de diversas formações sobre o tema no Brasil, na França e na Suíça. Em constante (trans)formação, cursa atualmente uma capacitação em Hatha Yoga. Graduada pela UFPR e Mestre pela USP, possui experiência docente de mais de 10 anos com públicos de diversas faixas etárias e busca fazer da Educação um de seus projetos pessoais de enraizamento da Comunicação Não-violenta. Facilita encontros de Grupos de Prática de CNV em Curitiba, voluntariamente. Desde que descobriu a Comunicação Não-violenta, sente muito mais vida pulsando interna e externamente e experimenta uma profunda alegria e gratidão ao compartilhar suas experiências.



Luciane Sayuri Sato
Possui mestrado no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e graduação em Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1995). Sólida experiência em desenvolvimento e atuação em soluções educacionais para desenvolvimento humano voltadas para os diversos públicos (infantil, jovens e adultos), nos mais diferentes contextos: organizacionais e institucionais escolas, empresas , comunitários associações de moradores, Pastoral da Criança e atendimento individual e grupal (Projeto Plantando Sonhos, com mulheres adolescentes; atendimento a gestantes. Com experiência também na área de Informática na Educação e Educação a Distância (EAD), Psicologia Social e Institucional. Psicologia Cognitiva e Projetos de Aprendizagem, tanto em oficinas de formação de professores como em cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento, nas modalidades presenciais e à distância, atuando como tutora, docente e orientadora. Capacidade de trabalho em equipe presencial e online, capacidade de liderança, criatividade e autonomia de decisões. Também com experiência na condução de grupos, produção de materiais e produtos para formação e capacitação, desenho instrucional e adequação de linguagem (copydesk), construção e fortalecimento de comunidades de aprendizagem.



Edite Faganello Querer
Pedagoga, Ecoeducadora (rumo à prosperidade sustentável e a cultura de paz), especialista em Jogos Cooperativos e Parapsicologia. Formação em Direitos Humanos e Resolução de Conflitos. Experiência como Assessora pedagógica por mais de 7 anos. Docente convidada do curso de pós-graduação da universidade Autônoma de Asunción. Palestrante em diversas regiões do país: PR, SC, RS, SP e RJ. Pesquisadora da Pedagogia da Cooperação e da Ecoalfabetização pelo ambiente, facilitadora de Processos Participativos, Jogos Cooperativos e da Cultura da Cooperação. Formadora do Centro de Economia Solidária – CFES/Sul. Focaliza grupo de estudo sobre Comunicação não-violenta, co-inspiradora e parceira da COÍRIS. Responsável pedagógica pelo programa de educação para a sustentabilidade, GAIA Education, em Curitiba.



Marcia Oliveira

 Graduada em Educação Física (1990), formação em Life and Professional Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching (2008), certificação de Master Avatar (Star's Edge International – EUA, 2010). Experiência com equipes esportivas, empresariais e desenvolvimento humano.



Cida Stier
Fonoaudióloga, consultora e instrutora de cursos sobre comunicação e uso profissional da voz. Sua experiência abrange trabalhos com repórteres, apresentadores de rádio e de televisão, atores, locutores, empresários, políticos e outros que utilizam a voz profissionalmente.



Ana María Rego Vilar
Possui licenciatura em Filologia Alemã e Italiana pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), pós-graduação em Espaços Culturais e Narrativas Ibéricas (Espanha e Portugal) na mesma universidade, Curso de Aptidão Pedagógica em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) e atualmente é doutoranda em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira na Universidade Antonio de Nebrija (Madri).
Desenvolveu sua carreira como professora de espanhol como Língua Estrangeira no Instituto Técnico-Comercial Federico Caffé de Roma (Itália), cidade onde começou a colaborar com o Instituto Cervantes, administrando os Diplomas Espanhol como Língua Estrangeira (Dele), bem como nos Institutos Cervantes de Belgrado (Sérvia), centro no qual começou sua pesquisa sobre o portfólio como ferramenta de avaliação, e Curitiba, onde exerceu a função de Responsável pelos Diplomas Espanhol como Língua Estrangeira (Redele) e atualmente exerce a função de coordenadora acadêmica.




Alexandre Rocha
Bacharel em Design Gráfico pela UFPR (1995), especialista em Planejamento e Gestão de Negócios (FAE/2000) e em Marketing (Universidade Positivo/2009). É sócio-gerente da Asa Design, escritório que há 10 anos desenvolve projetos de design de produtos, gráfico e de embalagens


0 comentários:

Postar um comentário